Carla Silva licenciou-se em Engenharia Biológica na UMinho em 1996 e começou a trabalhar como técnica superior no CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), onde teve o seu primeiro contacto próximo com a investigação têxtil.
Em 1999 concluiu o mestrado em Biotecnologia Industrial, na Universidade de S. Paulo (USP, Brasil). Em 2005, concluiu o doutoramento (UMinho) em Química Têxtil estudando o tratamento de lãs com proteases modificadas e continuou a sua investigação na Universidade do Minho sobre a modificação e funcionalização de fibras têxteis.
De 2007 a 2019 trabalhou como investigadora sénior e mais tarde como Chief Technology Officer no CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Inteligentes) e desde 2019 lidera o Departamento de Química e Biotecnologia do CITEVE.
Com mais de 20 anos de experiência em investigação aplicada e orientada para a indústria, 11 patentes e mais de 80 artigos publicados em revistas com revisão por pares, é/orientou 5 doutoramentos, mais de 30 mestrados e 10 licenciaturas. Tem sido responsável pela gestão e coordenação de vários projectos de I&D nacionais e internacionais abrangendo vários tópicos de investigação (desde engenharia de superfícies, biotecnologia, (nano)revestimentos, otimização de processos, sustentabilidade, reciclagem têxtil, bio e economia circular e desenvolvimento de nanomateriais, fibras e polímeros inovadores).