Mário Barros é designer industrial, investigador e consultor de inovação. Nascido em Portugal numa família cabo-verdiana, é doutorado em Design pela Universidade de Lisboa (2015), especializado na intersecção entre design, computação e sustentabilidade. Académico desde 2005, lecionou em universidades de Portugal, no RMIT Vietname e na Universidade de Aalborg na Dinamarca. Supervisionou diversos projetos de investigação aplicada em colaboração com empresas como a LEGO, Unilever, Dynaudio e Kompan.
O tema central do seu trabalho é a “genética de produtos industriais”, sistematizando elementos intuitivos do design em metodologias que facilitam a definição de critérios para a economia circular, a implementação de design generativo e a evolução de produtos. A sua investigação sobre índices de reparabilidade de smartphones foi pioneira na análise da legislação francesa, propondo melhorias para as leis de reparabilidade na Europa.
É autor de 30 publicações científicas em conferências e revistas científicas como Design Studies, Journal of Industrial Ecology e Digital Creativity.